Bem vindos ao blog do Inbelezas - história do Maracanã


    Olá! A partir de hoje, vocês terão acesso exclusivo ao blog do Inbelezas. Serão contadas histórias sobre os diferentes pontos turísticos (ou não) do Rio de Janeiro!
    Na primeira postagem, vamos lhes apresentar um pouco do maior do mundo: o Estádio Jornalista Mario Filho, mais conhecido como Maracanã! Quem foi Mario Filho? 

Obs.: Maracanã é o nome de uma ave: Maracanã-guaçu.




 


Mario Filho - personagem que nomeia o estádio


Jornalista Mario Filho

    


    Nascido na capital pernambucana, Mário Filho transferiu-se para o Rio de Janeiro ainda durante a infância, em 1916. Iniciou a carreira jornalística ao lado do pai, Mario Rodrigues, então proprietário do jornal A Manhã, em 1926, como repórter esportivo, um ramo do jornalismo ainda inexplorado. Entusiasta do futebol, Mário Filho dedica páginas inteiras à cobertura das partidas dos times cariocas. Em Crítica, segundo jornal de propriedade de seu pai, Mário revolucionou o modo como a imprensa mostrava os jogadores e descrevia as partidas, adotando uma abordagem mais direta e livre de rebuscamentos, inspirado no linguajar dos torcedores. Vem desta época a popularização do "Fla-Flu", expressão que muitos julgam ter sido criada pelo próprio Mário. Ele fundou aquele que é considerado o primeiro jornal inteiramente dedicado ao esporte do Brasil.

   

Maracanã: primeiros anos....

    As obras de construção do Maracanã começaram em 2 de agosto de 1948. O espaço onde o Estádio foi erguido era um terreno do Derby Club onde eram disputadas corridas de cavalos.



Maracanã em 1949



    Depois de algumas polêmicas quanto a sua construção, enfim o primeiro jogo no estádio aconteceu no dia 16 de junho de 1950, um jogo amistoso entre as seleções paulista e carioca. Os paulistas venceram o jogo por 3x1, mas o primeiro gol do Maracanã foi feito pelo craque Didi.

       Dias depois, iniciava-se a Copa do Mundo de 1950, que terminou de uma forma trágica para o futebol brasileiro. O maior público do estádio até hoje foi o da final do torneio entre Brasil x Uruguai e o público presente foi o de 199 854 presentes.

        Durante as décadas de 1960 a de 2000, o maracanã era um programa muito popular para o carioca. A famosa "geral" era o palco de vários personagens caricatos dos torcedores dos diversos clubes cariocas. 


Geraldinos 



    Na primeira metade da década de 2000, o estádio passou por diversas intervenções, que mudaram muito a estrutura interna do estádio, bem como alteraram o público frequentador do equipamento público. Foram sucessivas intervenções: para o Pan Americano de 2007, Copa do Mundo 2014 e por fim, para as Olimpíadas de 2016. Nos anos 1990, era possível comprar ingressos por 2, 5 Reais para as gerais.  O setor mais popular foi encerrado em 2005 por ocasião das obras para o Pan Americano de 2007.

    Atualmente, os ingressos mais baratos custam cerca de 50 Reais para os setores atrás do gol, o que representa a elitização do futebol, presente no nosso país, desde meados da década de 2010. 


Maracanã nos dias atuais



Arena de espetáculos e sonhos

    O primeiro grande show que ocorreu no Maracanã foi o de Frank Sinatra, em 26 de janeiro de 1980 para um público de 175 mil pessoas. Mas não foi o maior! O show da banda rock norte-americana KISS bateu esse recorde: foram mais de 250 mil pessoas presentes.

Propagando do show da banda em 1983, no Maracanã


        Outros artistas já cantaram no estádio: Paul McCartney (1990), Tina Turney (1988), Madonna (1993 e 2008), Rolling Stones (1995), Roberto Carlos (2009), Xuxa (1989), Back Streetboys (2001), Sandy e Júnior (2002), The police (2007) foram os shows com maiores públicos do Maracanã. Sem contar com a 2ª edição do Rock in Rio (1991), a noite do A-ha, 26 de janeiro de 2001, foi a de maior público: 198 mil pessoas!


Show do A-ha em 1991

        Esse texto mostra um pouco da história do estádio mais famoso do mundo, palco de emoções, alegrias e tristezas para muitas pessoas. Um ponto turístico do Rio de Janeiro e do Brasil. Espero que gostem do texto! Comentem e compartilhem!


Comentários